Geral

Caminhada abre Semana de Luta Antimanicomial em Frutal

Caminhada abre Semana de Luta Antimanicomial em Frutal

No dia 18 de maio é comemorado a data em prol da Saúde Mental - desospitalização dos pacientes psiquiátricos no país. Para marcar a celebração, a Prefeitura Municipal de Frutal, por meio da Secretara Municipal de Saúde, juntamente com o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) II, realiza a Semana da Luta Antimanicomial, que acontece entre os dias 13 e 23 de maio.  O tema este ano é “Direitos às Diversas Gentes: De Mãos Dadas Contracorrentes”.

Uma caminhada realizada na manhã desta segunda-feira (13), deu início as atividades que serão desenvolvidas durante toda semana. Os pacientes vão poder participar de seminários de saúde mental, almoço, sarau, jogos entre outras.

De acordo com a coordenadora do CAPS II, Mariana Gonçalves Martins, a semana caracteriza pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Segundo ela, todo cidadão tem direito a liberdade, ou seja, viver em sociedade, além do direito de receber cuidado e tratamento, sem abrir mão do seu lugar no convívio social. “Quero convidar toda a população para estar conosco, serão dez dias de luta. Tivemos início com uma caminhada que foi o maior sucesso, pois conseguimos chamar a atenção da população com essa manifestação”, relata.

A caminhada contou com a participação de toda equipe da rede saúde e social, composta por UBS´s, CAPS AD, Caps Infantil, CRAS, CREAS, além das crianças assistidas pela CASA da Criança e a Besouteria da UEMG/Frutal. “Quero agradecer a Polícia Militar pelo apoio, pois sem eles não teria sido possível essa caminhada. Agradecer também a secretária de saúde Marília e a prefeita Ciça que está sempre em ação nos movimentos que a gente realiza”, destaca Marina.

O Caps oferece apoio a munícipes que apresentam sofrimento psíquico intenso e transtornos mentais de maior complexidade. Na unidade são oferecidos cuidados clínicos e de reabilitação psicossocial, promoção de inclusão social, lazer, exercício dos direitos civis, fortalecimento dos laços familiares e comunitários e apoio nas iniciativas em busca de autonomia e empoderamento social. O município também conta com o Caps AD (Álcool e Drogas) e o Caps I (Infantil).

 

Confira a programação completa abaixo:

DIREITOS ÀS DIVERSAS GENTES: DE MÃOS DADAS CONTRACORRENTES

20 de Maio (segunda) às 10h: Amistoso de Futebol: CAPS x APAE.

Local: Quadra da APAE.

21 de Maio (terça) às 9h: Dia da Beleza no CAPS II.

*Evento Interno.

23 de Maio (quinta): Seminário – “Saúde Mental e Cuidado Integral: Construindo a Rede de Atençãopsicossocial”.

Local: CVT/UAITEC (ECOCIDADANIA) - Av. Presidente Juscelino Kubistcheck, n° 1169.

*Serviço Especializado (CAPS I, CAPS II, CAPS AD, Hospital Frei Gabriel e CREAS).

Horário: 8h às 12h

*Atenção Básica (UBS) e CRAS.

Horário: 13h às 17h

Inscreva-se em nossa NewsLetter