Geral

Afetados aguardam por indenizações em Brumadinho

Afetados aguardam por indenizações em Brumadinho

Completados dois meses do rompimento da barragem da mineradora Vale em Brumadinho, Região Metropolitana de Belo Horizonte, milhares de familiares das centenas de vítimas que a tragédia deixou aguardam pelo recebimento de indenizações. 

Até o momento, são 212 corpos localizados e 93 pessoas seguem desaparecidas. Uma homenagem será feita na cidade nesta segunda-feira às 12h28, horário exato do rompimento da barragem em 25 de janeiro. 

De acordo com o defensor público estadual Romulo Carvalho, o trabalho do órgão divide em três etapas: a primeira foi realizada no dia da tragédia, a segunda são as negociações para que haja justiça aos atingidos e a terceira para que sejam, de fato, pagas as indenizações. 

Já estamos ingressando no meio da terceira etapa de trabalhos, quando começam a serem pagas as indenizações. Recentemente, um cronograma de postos de atendimentos para realizar o cadastramento foi divulgado”, pontua Romulo. 

Em 20 de fevereiro, foi firmado um acordo com a mineradora Vale que garante o pagamento emergencial pelo prazo de um ano a todos os moradores de Brumadinho. A quantia também será paga àqueles que moram em até 1 km do leito do Rio Paraopeba desde Brumadinho até a cidade de Pompéu, na represa do Retiro Baixo. 

O pagamento emergencial é de um salário mínimo por adulto, meio salário para adolescente (12 a 17 anos) e um quarto do salário para crianças abaixo de 12 anos. 

Por: Rádio Itatiaia

 

Inscreva-se em nossa NewsLetter