VEREADORA MAÍZA SOLICITA USO DO APLICATIVO SALVE MARIA EM FRUTAL

VEREADORA MAÍZA SOLICITA USO DO APLICATIVO SALVE MARIA EM FRUTAL

A vereadora Maíza Signorelli fez uma indicação ao prefeito Bruno apontando a necessidade de se entrar em entendimentos com o Comandante do 69º Batalhão da Polícia Militar, objetivando que seja firmada uma parceria para a implantação no Município do aplicativo denominado "SALVE MARIA", que visa denunciar abusos e violência praticados contra as mulheres.

Segundo a vereadora, Frutal poderia, a exemplo de outras cidades, como Uberlândia e Patos de Minas, oferecer essa ferramenta dinâmica para denúncias de abusos e violência contra as mulheres. O app atua com canal direto entre o denunciante e a Polícia Militar (PM). Além disso, gera a localização da ocorrência e tem botões de pânico e denúncias de terceiros. Isso facilita as denúncias por meio de um ambiente seguro e de atendimento imediato, uma vez que a própria vítima pode apertar o botão do pânico e automaticamente acionar a PM, enviando a sua localização em tempo real.

O aplicativo oferece também o botão "Denúncia", por meio do qual terceiros podem acionar a PM diante de situações de violência, ao emitirem um alerta com a localização geográfica para que policiais verifiquem a ocorrência.

Os chamados enviados por meio do "Salve Maria" são vinculados à mesma central de registro 190, sendo de exclusiva gerência da PM o controle das denúncias e prioridade dos atendimentos.

“Julgamos que isso poderia ser viável com uma parceria entre a Polícia Militar e o Governo Municipal, que poderia disponibilizar, através de um Centro de Referência da Mulher, uma assessoria para sanar dúvidas que possam surgir quanto ao uso do app. É extremamente importante que o Poder Público contribua para evitar a morte de mulheres por feminicídio e agressões diversas.”, destaca Maíza.

A vereadora informou que fez esta proposição no findar do mandato passado, através da Indicação nº 674/2020, em 16 de outubro de 2020. E agora solicita os esforços do prefeito Bruno, na esperança de que essa ideia vigore, beneficiando as mulheres frutalenses.