Geral

PROFESSORA IRMA QUER PARTICIPAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO PROGRAMA “JOVEM SENADOR”

PROFESSORA IRMA QUER PARTICIPAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO PROGRAMA “JOVEM SENADOR”

A vereadora Irma Rezende Rocha fez uma representação a todas as escolas públicas de ensino médio de Frutal mostrando a importância do programa “Jovem Senador”, bem como sobre orientações para inscrições para 2024 que se iniciaram no dia 1º de fevereiro e se estende até dia 30 abril.

O tema da redação deste ano é “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”. Por meio das redações, o programa seleciona a cada ano 27 estudantes de ensino médio de escolas públicas, que passam uma semana em Brasília conhecendo o Senado e vivenciando a experiência de atuarem como senadores.

Apenas estudantes das escolas públicas estaduais podem concorrer a uma vaga no Programa “Jovem Senador”. Eles devem ter no máximo 21 anos e estar matriculados no ensino médio, em tempo parcial ou integral, nas modalidades regular, profissional técnico, integrado, especial, indígena ou educação de jovens e adultos (EJA).

Em todo o Brasil, 27 estudantes de escolas públicas, um de cada Estado da federação, participarão, no período de 27 de junho a 1° de julho, da chamada ‘Semana de Vivência Legislativa’, no Senado Federal, onde terão a oportunidade de conhecer o processo de discussão e elaboração das sugestões de leis.

Todas as despesas como translado aéreo, hospedagem, alimentação e transporte durante a viagem são custeadas pelo Programa. Os vencedores, estudantes e professores, também recebem, cada um, um notebook como parte da premiação.

O Programa Jovem Senador é uma iniciativa do Senado Federal em parceria com o MEC (Ministério da Educação), CONSED (Conselho Nacional dos Secretários de Educação) e conta com o apoio das secretarias de educação dos estados e do Distrito Federal.

A seleção dos jovens senadores e senadoras que vão representar seus estados ocorre em etapas. Primeiro, a escola realiza o concurso de redação do Senado Federal e escolhe a que vai representá-lo na seleção estadual. O tema deste ano e a redação pode ser aplicada por professor de qualquer disciplina.

Na segunda etapa, a Secretaria Estadual da Educação escolhe, entre as redações recebidas, as três melhores que serão enviadas ao Senado Federal para a seleção final. Serão escolhidas 27 redações, uma de cada Estado e do DF, e os autores dos textos vencedores participam da Semana de Vivência Legislativa, durante a qual exercerão o mandato de jovens senadores e senadoras, discutindo e votando projetos que podem virar lei. O regulamento, a ficha de inscrição e a folha de redação estão em senado.leg.br/jovemsenador.

Inscreva-se em nossa NewsLetter