Geral

PREVISÃO PARA O FIM DE SEMANA E FERIADO DE FINADOS É DE CÉU ENCOBERTO E PANCADAS DE CHUVAS NO TRIÂNGULO E ALTO PARANAÍBA

Dias nublados e pancadas de chuva devem marcar o último fim de semana de outubro e o feriado de Finados das cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. A máxima esperada é de 34ºC e a mínima de 15ºC. Chuvas podem ser registradas todos os dias e uma mudança climática é aguardada no domingo (30).
O professor de Climatologia do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Leandro de Godoi Pinton, explicou ao g1 que o clima ainda é influenciado pela presença de uma frente estacionária no litoral do Brasil que ocorreu no início da semana.


“Com a dissipação deste sistema frontal, a área de alta pressão de sua retaguarda atua desde quarta-feira (27) para a manutenção da umidade na região, o que favorece as linhas de instabilidade. Com isso, temos condições atmosféricas para a formação de nebulosidade e precipitação”, descreveu.
Para esta sexta-feira (29) e sábado (30), o clima seguirá essas configurações. Conforme Pinton, as máximas e mínimas devem variar, respectivamente, entre 27ºC e 34ºC e 16ºC e 22ºC.


Entre o sábado e o domingo (31) é quando há maior possibilidade de chuvas intensas nas regiões. A variação da umidade do ar esperada é 30% a 100%.

Finados
A partir de domingo, deverá ocorrer uma amenização das temperaturas. Por isso, Pinton ressaltou que, no feriado de Finados, as temperaturas máximas devem variar entre 20°C e 26ºC, e as mínimas entre 16ºC e 20ºC.
“É esperado que o céu esteja encoberto e o dia seja de chuviscos e chuvas isoladas”, apontou o climatologista.
Já a umidade do ar deve ficar entre 70% e 100%.
Fonte: g1

Inscreva-se em nossa NewsLetter