Um homem de 74 anos que se incendiou na estação São Bento do metrô, no centro de São Paulo, na manhã da última sexta-feira (30/5), morreu ainda no mesmo dia em decorrência das queimaduras. Ele chegou a ser socorrido no local e encaminhado ao Hospital São Paulo, mas não resistiu.
A confirmação da morte foi dada pela assessoria de imprensa do Hospital São Paulo. “O idoso, infelizmente, não resistiu às graves queimaduras e faleceu na última sexta-feira, às 20h”, informou a instituição em nota oficial.
Segundo o Metrô, o idoso teria ateado fogo ao próprio corpo na plataforma da estação. Funcionários rapidamente agiram para controlar o incêndio, utilizando extintores. O fogo não atingiu outras pessoas e foi contido com a ajuda de passageiros.
Vídeos gravados por quem estava no local mostram o homem andando lentamente enquanto as chamas consumiam seu corpo. As labaredas chegaram a alcançar o teto da estação, e pequenos focos de fogo também podiam ser vistos no chão próximo a ele.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e prestou os primeiros socorros, em uma operação conjunta com o Corpo de Bombeiros, que fez o resgate e o transporte do idoso até o hospital.
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) declarou que a ocorrência foi registrada como caso de autolesão pela Delegacia de Polícia do Metropolitano (Delpom), responsável por solicitar a perícia na estação.