HOSPITAL HÉLIO ANGOTTI ASSINA PROTOCOLO DE INTENÇÕES PARA IMPLANTAÇÃO DE REDE DE TELEMEDICINA DO TRIÂNGULO

HOSPITAL HÉLIO ANGOTTI ASSINA PROTOCOLO DE INTENÇÕES PARA IMPLANTAÇÃO DE REDE DE TELEMEDICINA DO TRIÂNGULO

Na manhã desta segunda-feira (02), o Hospital Hélio Angotti, em Uberaba, recebeu a visita do Deputado Estadual Arnaldo Silva (DEM), que é o presidente da Frente Parlamentar de Apoio e Defesa às Santas Casas de Saúde e Hospitais Filantrópicos. Além de conhecer a estrutura do hospital e se reunir com a diretoria da entidade, o deputado ainda assinou um protocolo de intenções para a implantação de uma rede de Telemedicina no Triângulo Mineiro.

Segundo o deputado, a previsão deste protocolo, é a criação de três unidades padrões da Rede de Telemedicina do Triângulo (Iturama, João Pinheiro e Santa Vitória), além de dois centros de prevenção e diagnóstico (Uberlândia e Frutal), em no máximo três anos, reforçando o trabalho de prevenção ao câncer e, principalmente, reduzindo o tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento. “Esse protocolo vai muito além de uma atenção básica do atendimento oncológico, estamos criando aqui uma rede de diagnóstico e prevenção, tanto no oncológico como um todo, como também da saúde da mulher”, frisou Arnaldo Silva.

Durante a reunião, que contou com a presença do presidente do Hélio Angotti, médico mastologista Delcio Scandiuzzi, o diretor executivo, Fernando Fernandes e o consultor Felipe Toledo, o deputado fez questão de ressaltar que seria um “soldado de linha de frente” nas lutas da instituição filantrópica. “Estou assumindo este compromisso de contribuir para que o Hélio Angotti assuma de vez este protagonismo no tratamento, diagnóstico e no combate ao câncer”, afirmou.

Para Delcio Scandiuzzi, a assinatura desse protocolo representa esperança e atendimento de alta qualidade para todos os pacientes de câncer. “Nós trabalhamos para o SUS (Sistema Único de Saúde) que é extremamente deficitário. E, se não houver este tipo de apoio das forças políticas, não conseguimos manter o hospital. A cada conquista nossa, um novo equipamento, uma ampliação de atendimento, nossos gastos aumentam, aumenta nosso déficit mensal (que atualmente beira os R$ 900 mil/mês)”, explicou Scandiuzzi.

Na última semana, o deputado Arnaldo Silva já havia cobrado dos secretários de Estado de Saúde, Fabio Baccheretti e de Planejamento, Luisa Barreto, posicionamento as dívidas do SUS em relação ao Hospital Hélio Angotti. São valores referentes ao período de 2020 e parte de 2021, em que o hospital atendeu - como referência - as demandas da oncologia da região Noroeste do Estado (microrregiões de Patos de Minas, Unaí e João Pinheiro). A dívida do SUS com o Hélio Angotti já soma R$ 6,9 milhões, recursos que teriam sido pagos à prefeitura de Uberaba e ainda não foram repassados ao hospital. Durante a visita à Uberaba, ainda consta da agenda do deputado um encontro com a prefeita Elisa Araújo, onde esta demanda será apresentada.