Geral

HOSPITAL FREI GABRIEL AGORA TEM LABORATÓRIO PRÓPRIO

O diagnóstico dos pacientes atendidos no Hospital Frei Gabriel ganhou um reforço de peso. Isso porque desde a última segunda-feira, dia 10 de janeiro, o hospital conta com um laboratório próprio e as coletas não precisam mais ser encaminhadas para análise fora da unidade hospitalar, agilizando assim o diagnóstico e o tratamento dos pacientes.

Segundo Antônio César Ferreira Filho, coordenador do laboratório do Hospital Frei Gabriel, o tempo de espera vai diminuir significativamente. “Se antes os exames de urgência levavam de três a quatros horas para ficarem prontos. Com o laboratório aqui, os exames mais simples devem sair em até 20 minutos, no máximo meia hora”, explicou.

O laboratório do Hospital Frei Gabriel está equipado e preparado para realizar todos os tipos de exames laboratoriais clínicos, como por exemplo, o de enzimas cardíacas, que quando analisado de forma rápida pode salvar um paciente de um infarto. “Além disso, iremos fazer hemograma, exames de sódio e potássio, coagulograma muito importante no pré e pós-operatório, exame de urina, testes rápidos de HIV e hepatite, exames parasitológicos. Contamos com um equipamento que tem a capacidade de fazer 30 exames clínicos diferentes”, ressalta o biomédico.

Antônio destaca que o laboratório irá funcionar durante 24 horas e que não há limite para o número de exames que serão realizados por dia no local. “Somos cinco profissionais, todos biomédicos especializados em análises clínicas. Estamos ainda em um período de adaptação e ajustes, mas no primeiro dia conseguimos liberar todos os exames em tempo hábil e de acordo com a demanda e a tendência é que iremos fazer ainda mais exames e testes ao longo dos próximos dias”.

Inscreva-se em nossa NewsLetter