Geral

ENFRAQUECIMENTO DA MASSA DE AR FRIO E NÉVOA SECA MARCAM PRIMEIRO FIM DE SEMANA DE JULHO DO TRIÂNGULO E ALTO PARANAÍBA

ENFRAQUECIMENTO DA MASSA DE AR FRIO E NÉVOA SECA MARCAM PRIMEIRO FIM DE SEMANA DE JULHO DO TRIÂNGULO E ALTO PARANAÍBA

Durante esta semana a região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba enfrentou um frio intenso devido à ação de uma massa de ar polar. Agora, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno começa a perder força, o que deve causar um aumento gradual das temperaturas no primeiro final de semana de julho.

Por outro lado, o órgão alertou para a intensificação da massa de ar seco. Segundo a climatologista Wanda Prata, de Uberaba, a umidade do ar na região deve ficar abaixo dos 20%. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é que a umidade fique entre 60% e 80%.

Ainda de acordo com o Inmet, por ações da baixa umidade, o sábado e o domingo na região devem ser de névoa seca, com céu claro e parcialmente nublado. Vale ressaltar que a região está em estado de alerta laranja.

O instituto também relatou, que devido ao enfraquecimento da massa polar, a tendência é que o clima sofra grandes alterações ao longo dos dias. Isso significa que a região terá noites frias e tardes quentes durante o final de semana. A temperatura deve variar entre 9°C e 29°C.

Na quarta-feira (30), o geógrafo William Borges explicou para a reportagem, o motivo da discrepância das temperaturas durante as noites e as tardes. Segundo ele, a alternância acontece devido a baixa intensidade das nuvens, que não conseguem manter a temperatura do ar.

Neste final de semana, conforme o portal do Climatempo, a menor temperatura será vista em Patrocínio e Patos de Minas e a maior em Ituiutaba.

Fonte: G1

Inscreva-se em nossa NewsLetter