DOM PAULO MENDES PEIXOTO APRESENTA RENÚNCIA AO GOVERNO PASTORAL DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA AOS 75 ANOS
Acessos: 7
Após apresentar ao Papa Leão XIV a carta de renúncia ao governo pastoral da arquidiocese, conforme determina o Código de Direito Canônico ao completar 75 anos, Dom Paulo Mendes Peixoto, arcebispo metropolitano de Uberaba-MG, relatou ter recebido uma palavra de incentivo do núncio apostólico, Dom Giambattista Diquattro.
Segundo Dom Paulo, ao cumprimentá-lo pela data, o representante da Santa Sé comentou de forma descontraída: “Você ainda está muito jovem”. A observação foi interpretada pelo arcebispo como um sinal de que sua permanência à frente da arquidiocese ainda pode ser considerada, embora a decisão final caiba exclusivamente ao Papa.
Aos 75 anos de vida e 20 de episcopado, Dom Paulo aguarda agora a manifestação do Santo Padre sobre o pedido de renúncia, que não tem prazo definido para resposta. Enquanto isso, segue exercendo normalmente suas funções pastorais.
Conhecido pela proximidade com o povo e pela defesa da vida como eixo de seu ministério, Dom Paulo reafirma que permanece sereno e confiante na vontade de Deus e nas decisões da Igreja.
Antes de assumir a Arquidiocese, Dom Paulo foi bispo da Diocese de São José do Rio Preto, (2005-2012) onde deixou marcas importantes no fortalecimento pastoral, na formação do clero e na organização administrativa. Seu episcopado na Igreja Particular rio-pretense foi marcado pela presença constante nas paróquias e pelo incentivo às pastorais e movimentos.
Na última quarta-feira, 25 de fevereiro, a Catedral Metropolitana de Uberaba viveu uma noite de graça e memória durante a Missa em ação de graças pelos 20 anos de ministério episcopal de Dom Paulo.
A celebração contou com a presença do cardeal Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, e amigo de longa caminhada de Dom Paulo, que destacou em sua homilia. “Dom Paulo não é apenas um administrador ou um líder; acima de tudo, ele é um pastor. E o pastor conhece suas ovelhas, caminha com elas e, muitas vezes, carrega-as nos ombros. Hoje, vemos aqui uma multidão que veio agradecer a Deus por esse pastoreio”, ressaltando a dimensão pastoral e a proximidade do arcebispo com o povo.
Fonte: DHoje Interior