Geral

DEPUTADO ARNALDO SILVA ANUNCIA DESTINAÇÃO DE UM MILHÃO DE REAIS PARA AUXILIAR NA CAUSA ANIMAL NA REGIÃO

DEPUTADO ARNALDO SILVA ANUNCIA DESTINAÇÃO DE UM MILHÃO DE REAIS PARA AUXILIAR NA CAUSA ANIMAL NA REGIÃO

Basta andar alguns minutos pelas ruas de Frutal para se deparar com algum cachorro ou gato em situação de rua. Muitas vezes esses animais vagam perdidos, abandonados e tem aparência esquálida como se não se alimentassem há dias.

Mas infelizmente essa situação lamentável não acontece apenas no município de Frutal, em todas as cidades de região crescem os relatos de que a população de animais em situação de rua e de abandono aumenta a cada dia que passa.

Muitas pessoas apaixonadas por bichos de estimação e engajadas na causa animal até tentam proporcionar cuidado, alimento e até mesmo um lar para esses cães e gatos, mas se ter um único animal de estimação já gera bastante gastos, imagina tentar cuidar de dezenas de animais abandonados.

Por isso, é preciso que esses protetores e a causa animal como um todo recebam amparo e ajuda governamental, é fundamental pensar e promover políticas públicas sérias para proteger e evitar que esses animais sejam abandonados e obrigados a viver em condições de abandono e fome extrema.

Pensando nisso, na sexta-feira (24) foi realizado em Frutal um encontro para debater a causa animal na região. Estiverem presentes os vereadores Gislene Maria, Alex Freitas, Jarbinhas, Juliene Sabino, Lucivaine Vaininha, o deputado estadual Arnaldo Silva e representantes políticos e da causa animal das cidades de Planura, Fronteira e Itapagipe.

Representante da ONG Amigos Protetores dos Animais de Frutal, Taluana Cleise Silva, explicou que basicamente o principal problema enfrentado por todos aqueles que realizam esse trabalho de forma voluntaria é a falta de dinheiro. “Cuidar de animais gera inúmeras despesas, precisamos de recursos para adquirirmos comida, remédios e atender a outras necessidades dos animais”.

O empresário Romero Brito, proprietário da Rádio 97 e defensor histórico da causa animal na cidade de Frutal, disse que é preciso que haja leis mais específicas que ajudem a proteger e dar dignidade aos animais em situação de rua. “É preciso que haja leis mais enérgicas tanto para aqueles que abandonam animais de estimação como uma legislação que dê respaldo e auxilie aqueles que dedicam parte da sua vida a defender e acolher esses animais abandonados”.

Em seu discurso, o deputado Estadual Arnaldo Silva não só concordou com a fala de Romero como disse que como novo presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia de Minas Gerais irá lutar para que mais leis relacionadas com a causa animal sejam aprovadas no Estado.

“Algumas mudanças importantes já foram feitas nesse sentido, a causa animal já é considerada por lei um problema de saúde pública. Por isso, é possível utilizar recursos carimbados da saúde para essa área tão sensível e importante. E iremos avançar ainda mais em termos de legislação nos próximos anos esse é um compromisso que faço como o novo presidente da CCJ”.

Por falar em compromisso, o Deputado Estadual ainda aproveitou a oportunidade para anunciar que vai destinar uma verba de um milhão de reais para a causa animal da região. “Contudo, quem vai decidir como esse dinheiro será aplicado é quem vive a realidade desse trabalho. Eu sou apenas um colaborador da causa, uma ponte entre o Poder Público e as pessoas que realmente dedicam a sua vida e os seus dias a dar dignidade e carinho aos animais”, finalizou Arnaldo Silva.

Reportagem: Portal JC Regional

Inscreva-se em nossa NewsLetter