Geral

AULAS PRESENCIAIS EM UBERABA: ESTUDANTES DE 3 ANOS DA REDE MUNICIPAL RETORNAM NO DIA 4 DE OUTUBRO

AULAS PRESENCIAIS EM UBERABA: ESTUDANTES DE 3 ANOS DA REDE MUNICIPAL RETORNAM NO DIA 4 DE OUTUBRO

Os alunos da rede municipal de ensino de Uberaba com 3 anos de idade completos até 31 de março vão retornar às aulas presenciais no dia 4 de outubro. Esta é a 4ª fase do plano de retomada às atividades pedagógicas durante a pandemia da Covid-19 e foi anunciada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) na segunda-feira (20).


Conforme a pasta, os estudantes do Maternal III terão meio período de aulas. Além disso, devido a esta nova etapa, o horário nas unidades de Educação Infantil passará a ser das 7h às 11h25 e das 13h às 17h25. Atualmente, 1.910 alunos estão matriculados no Maternal III.
Nesta mesma fase, as turmas de Pré-I e Pré-II também passam a ter atividades de meio período a partir do dia 4 de outubro.
Inclusão de novas fases no plano


A Semed informou que avalia a possibilidade de ofertar, ainda este ano, as 5 aulas diárias para as turmas do 1º ao 5º ano. Desde a retomada das atividades presenciais, no dia 4 de agosto, alunos dessas séries têm 3 aulas presenciais e 2 remotas, sendo estas últimas para atender estudantes que estão em casa.
O planejamento ainda inclui a oferta de aulas remotas para os alunos de 3 anos, Pré-I, Pré-II e do 1º ao 5º ano, simultâneas às presenciais.


A secretária municipal de Educação, professora Sidnéia Zafalon, explicou que, para que isso ocorra, as turmas presenciais estarão em sala de aula com uma professora, enquanto outra educadora/profissional de apoio atende aos alunos que estão remotos. Não há previsão de retorno dos alunos de 0 a 2 anos.
“A nossa proposta contempla os aspectos pedagógicos e também os protocolos de biossegurança contra a Covid-19”, ressaltou.


Contudo, a secretária ponderou que nem todas unidades terão condições de aceitar a proposta de 5 horários para as turmas do 1º ao 5º ano, mas, aquelas que derem sinal verde terão aval da Semed.
A Semed explicou que a distribuição de horários foi feita desta maneira porque as aulas oferecidas pela rede não são simultâneas para alunos presenciais e remotos. Além disso, respeita a carga horária do professor, que cumpre as 5 aulas na unidade de ensino.


Fonte: G1

Inscreva-se em nossa NewsLetter