ACADEMIA FRUTALENSE DE LETRAS CONVIDA PARA EVENTO NO DIA DA LEITURA

A Academia Frutalense de Letras está preparando, para os dias, 09 e 10 de setembro, um evento online, visando o Dia da Leitura. Um dos objetivos é realmente incentivar para que as pessoas tenham mais o hábito de ler. O professor Rodrigo Portari entrevistou o presidente da Academia, Wanderley Pedrosa, que explica tudo sobre a AFL e, consequentemente, como o evento irá transcorrer.

 

1. De onde veio a ideia do evento?

Recentemente, a Câmara Municipal de Frutal aprovou a Lei nº. 6.527, de 23/06/2021, de autoria do vereador Alex Freitas, criando o Dia da Leitura Professora Newta Maria Gagliardi Azevedo – uma merecida homenagem à professora Newta, pela memorável contribuição ao ensino da Língua Portuguesa em nossa cidade. A Academia Frutalense de Letras é responsável pela execução da lei, por isso estamos promovendo o evento “Literatura e formação de leitores: desafios e caminhos”.

2. Como ele vai ser feito? O que vai abordar?

Dadas as circunstâncias impostas pela pandemia, o evento ocorrerá em versão on-line, sendo transmitido pelo canal do You Tube da Academia Frutalense de Letras-AFL.

No primeiro dia, 09 de setembro, após a abertura oficial com uma homenagem à professora Newta, feita pelo Colégio Objetivo (escola em que atuou por mais de vinte anos), haverá uma mesa redonda, na qual escritores frutalense debaterão o tema “A leitura nossa de cada dia”. A coordenação da mesa será de responsabilidade do acadêmico Rodrigo Portari. Na sequência, a AFL prestará homenagem às professoras Zulmira Maria das Dores Azevedo da Mata e Ivany Pacheco Martins.

No segundo e último dia do evento, 10 de setembro, teremos a honra de receber a escritora e Prof.ª Dra. Renata Junqueira, frutalense que atua na Unesp de Presidente Prudente. Ela vai proferir a palestra “A importância da leitura literária nos dias de hoje”. Após a palestra, que terá mediação do acadêmico e também e professor da UnB, Danglei de Castro Pereira, teremos o primeiro Sarau Literário da AFL.

3. O público vai poder participar diretamente? Como?

O evento será aberto ao público nos dois dias e haverá certificado de participação. Aproveitamos a oportunidade para convidar a todos não somente para acompanhar a mesa redonda e a palestra, mas também para o Sarau Literário. As inscrições deverão ser feitas pelo Sympla, nos links disponíveis na Programação abaixo:

09/09/2021 – QUINTA-FEIRA

19:00 - Abertura - Presidente da Academia Frutalense de Letras (AFL): Wanderley Cesar Pedrosa (UEMG/AFL)
19:15 - Homenagem à Professora Newta Maria Gagliardi Azevedo (Colégio Objetivo)

19:45 - Mesa-redonda: “A leitura nossa de cada dia”
Mediador: Rodrigo Daniel Levoti Portari
19:45 - Lausamar Humberto Alves (AFL)
20:00 - José Luiz de Paula e Silva (AFL)
20:15 - Renato Penteado Manfrim (Estado de Minas/AFL)
20:30 - Andreia Cristina Batista Barbosa (SEED-MG/AFL)

20:45 – Debate
21:00 - Homenagem às Professoras Zulmira Maria das Dores Azevedo da Mata e Ivany Pacheco Martins
21:15 – Encerramento
Inscrição: https://www.sympla.com.br/a-leitura-nossa-de-cada-dia__1313395

10/09/2021 – SEXTA-FEIRA

19:00 - Abertura - Presidente da Academia Frutalense de Letras (AFL): Wanderley Cesar Pedrosa (UEMG/AFL)
Mediador do You tube: José Luiz de Paula e Silva (AFL)
19:15 - Palestra: “A importância da leitura literária nos dias de hoje”
Mediador: Danglei de Castro Pereira (UnB/AFL)
Palestrante: Renata Junqueira de Souza (Unesp-Presidente Prudente)

20:30 - Sarau Literário
21:30 – Encerramento
Inscrição: https://www.sympla.com.br/a-importancia-da-leitura-literaria-nos-dias-de-hoje__1312590

4. Me conta um pouquinho sobre a Academia Frutalense de Letras, a organizadora do evento. (Como surgiu, quem faz parte, o que mais vocês promovem...)

A Academia de Letras foi criada no dia 21 de janeiro de 2021, por um grupo de 15 escritores, sonhadores, que comungam de um mesmo ideal: tornar acessível e valorizar as letras, de modo especial a produção literária brasileira. São membros efetivos Luiz Antonio Feliciano, Wanderley Cesar Pedrosa, José Luiz de Paula e Silva, Monica de Souza Alves, Lausamar Humberto Alves, Andreia Cristina Batista Barbosa, Rodrigo Daniel Levoti Portari, Jhansley Ferreira da Mata, Celso Arantes Brito, Terezinha Lamounier Ferreira, Tânia Aparecida Silva Brito, Cristina Veloso de Castro, Karol Natasha Lourenço Castanheira, Adriano Reis de Paula e Silva e Lucia Elena Pereira Franco Brito. As reuniões da Academia acontecem sempre na última quinta-feira do mês, às dezenove horas, pela Plataforma Google meet. As reuniões são abertas à comunidade. Para participar basta solicitar o link de acesso pelo WhatsApp 3421-2813.

A Academia conta com a colaboração de membros correspondentes, frutalenses que residem fora da cidade de Frutal: Odevaine Santana Queiroz, Julio Miranda Canhada, Alexandre de Paula Souza e Silva, Karina Luiza de Freitas, Renato Penteado Manfrin, Ana Maria de Vasconcelos, Solange Oliveira Rezende, Janeci Raquel Rodrigues Castro Pereira e Danglei de Castro Pereira.

A AFL publicou, recentemente, o edital de concurso de fotografia Reflexos literários: no olhar, a poesia. As inscrições estarão abertas até o dia 04 de novembro. O link para inscrição encontra-se disponível na página da Academia no facebook.